Meio do caminho: hora do replanejamento

Marisa Bussacos
3 min readJul 18, 2018

--

Estamos no meio do ano e nada como esse momento da jornada para reavaliarmos o que nos propusemos a fazer, o que pretendíamos melhorar e checarmos se estamos de fato no caminho do que desejamos conquistar até o final do ano.

Lembra do texto que publiquei no final de 2017: "5 passos para planejar o novo ano de forma efetiva"? Como foi fazer os exercícios? Para quem conseguiu se planejar, chegou a hora de pegar o caderno ou o arquivo e olhar novamente — espero que essa não seja a primeira vez que você faça isso, pois um plano bem feito não deve ser engavetado rs.

As questões abaixo, o vídeo e as tabelas ao final do texto vão te ajudar:

1 — O que você já conseguiu cumprir do que se propôs para 2018?

2 — O que não faz mais sentido manter como meta?

Atenção: Deixe as vozes que te sabotam de lado e dê voz ao seu "Eu mais sábio". Não vale tirar nada por preguiça ou por ser difícil, só tire se realmente não se encaixa mais no que você deseja alcançar até o final do ano.

3 — Do que você ainda não alcançou, o que falta para conseguir? Como estão os prazos e o cumprimento das ações?

4 — Quais hábitos estão te tirando o foco? Desses quais você consegue eliminar e quais consegue diminuir?

Dois hábitos muito comuns entre os clientes que atendo são a televisão e as redes sociais. Se esse é o seu caso, sugiro que estipule horários na agenda para isso.

Está pensando em desistir? É bem comum no meio de uma jornada, quando não estamos alcançando exatamente o que gostaríamos, termos o desejo de desistir. Isso ocorre por estarmos cansados ou com foco apenas no que não deu certo, nos esquecendo de tudo o que foi conquistado. É preciso muita resiliência para se manter firme no propósito. Mas estamos juntos, certo?

Veja esse vídeo para te ajudar a persistir no seu caminho:

Lembre-se: “Na caverna em que você tem medo de entrar está o tesouro que você busca.” Joseph Campbell

Depois de se questionar, assistir ao vídeo, chegou a hora de salvar e preencher as tabelas abaixo.

Tabela 1 — Das 3 metas que você tinha estipulado para 2018 quais você irá manter, quais irá eliminar e quais irá modificar? Siga o mesmo para as ações.

Tabela 2 — Passe a limpo o Planejamento para 2018 com a reorganização que você fez após os itens acima. Faça um check ao longo desses próximos meses sempre que cumprir alguma das ações.

IMPORTANTE: muitas vezes temos dificuldade de nos comprometermos com nós mesmos. Que tal pedir para alguém da sua confiança te acompanhar nesse processo? Para isso se efetivar de fato, colha a assinatura dessa pessoa e sugira que ela te faça alguns lembretes ao longo desses meses.

Vamos lá? Se você tiver alguma dificuldade me escreva: contato@marisabussacos.com.br

Marisa Bussacos / Tabela 1
Marisa Bussacos / Tabela 2

--

--

Marisa Bussacos

Aconselhadora Biográfica & Coach. Apaixonada por desenvolvimento humano, pessoas e suas complexidades. Curiosa por ideias criativas e negócios com alma